Entre a arquitetura e as sombras

Fragmentos: “O Todo e a Parte”, jogos narrativos.

A penumbra (Evidências):
 (Exposição “Evidências”, Kunsthans/Wisbaden - Hessen, Alemanha, 2003).

.


 Evidência pode ser descrita como qualidade evidente, certeza manifestada. E evidente, como o que não deixa duvida; que se manifesta com clareza; claro; patente. (HOLANDA, 2000, p. 854). A penumbra pode ser descrita como a antítese da evidência.
“Entre a Arquitetura e as Sombras” é um conjunto de três xilogravuras de 240cm x 97cm produzidas a partir da coleta de sombras projetadas e de elementos estruturais do telhado de minha residência, sobrepostas e apresentadas como um único trabalho.
O papel japonês oferecia em sua fatura as condições ideais para a realização da obra. Sua transparência permitia que, ao sobrepor uma gravura a outra, esta revelaria a anterior, criando uma espécie de penumbra que para mim era importante, pois queria criar um conjunto de trabalhos que fossem uma antítese visual ao título da exposição, Evidências. Ao observar a gravura de frente, tínhamos a nítida impressão das partes que eram encobertas, formando um sombreamento e, ao mesmo tempo, criava esta antítese visual e uma forma de transformar três trabalhos em um, experimentando assim o conceito de “múltiplo” pertinente à própria natureza da gravura.

Obra da série “Entre a Arquitetura e as Sombras ” (2003). Xilogravura.

Nenhum comentário: