Passagem
Partindo da influência dos procedimentos técnicos e conceituais adotados na confecção de
gravuras em metal1 e de sua manipulação através de práticas pertencentes ao universo do
desenho, da cor, da fotografia e dos variados recursos digitais disponíveis em alguns
aplicativos para dispositivos móveis, a série Passagem aponta para possibilidades de
construção da imagem, da gravura eletrônica e do múltiplo na atualidade. Por mais que a
natureza desta série indique uma possível complexidade técnica como elemento
constitutivo de seu "discurso", suas motivações se originam no desejo da representação da
transitoriedade e da transcendência. Surgem da vontade e da necessidade de prosseguir
minhas pesquisas com os meios que estão disponíveis, durante a lógica de minha
mobilidade e de meu dia-a-dia.
Como ponto inicial destas "matrizes eletrônicas", são utilizados desenhos e fotografias que
compõem páginas de antigos cadernos de artista, orações e registros de família, bem como
arquivos depositados no computador e imagens apropriadas da nuvem.
São vínculos e veículos poéticos de tudo que está ao meu alcance, do olhar contemplativo,
gráfico ou fotográfico, dirigido às plantas cultivadas por minha mãe; à radiografia de uma
fratura recém adquirida. São experiências, acúmulos, resíduos do tempo, que tentam se
reconfigurar como forma de resistência e busca espiritual. Gravadas como pequenas frestas
de tempo, esses índices fantásticos podem revelar novas e múltiplas passagens para o
existir.
1Durante a construção de uma gravura em metal, é necessário que se retire varias “provas de estado” (prova de
estado em que se encontra a matriz naquele exato instante) para que a partir da análise destas provas, se possa
prosseguir na construção de uma gravura e chegar ao resultado final.
Um aspecto interessante da gravura em metal é que suas técnicas envolvem processos diretos e indiretos.
Sendo diretos aqueles em que se age (grava) diretamente sobre a matriz; e indiretos quando a gravação da
matriz é submetida a procedimentos químicos com ácidos (mordente) ou com o auxílio de ferramentas
específicas. Na impressão da gravura em metal é obrigatório o uso de uma prensa mecânica para imprimir a
gravura, possibilitando assim o resultado final da estampa.
A gravura acontece em etapas, que vão do desenho, passando pela gravação e chegam impressão. A estampa
final é resultado da união desses procedimentos. Portanto, concluo que este procedimento de ações por etapa foi
introduzido à construção intelectual de “passagem”, como o próprio nome sugere.
P.E
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" série passagem " / O filho do Homem / Gravura Eletrônica / 2014 |
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" série passagem " / Ele vos batizará com Espirito Santo e com fogo / Gravura Eletrônica / 2014 |
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" série passagem " / TER / SER / Gravura Eletrônica / 2014 |
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" série passagem " / O verbo se fez silêncio / Gravura Eletrônica / 2014
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" série passagem " / Acorda pro teu ninho / Gravura Eletrônica / 2014
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" série passagem " / O Semeador / Gravura Eletrônica / 2014 |
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" série passagem " / A fé é como o lado oculto da lua / Gravura Eletrônica / 2014
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" série passagem " / A fé é como o lado oculto da lua / Gravura Eletrônica / 2014 |
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" série passagem " / A fé é como o lado oculto da lua / Gravura Eletrônica / 2014
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" série passagem " / A fé é como o lado oculto da lua / Gravura Eletrônica / 2014
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série passagem " / A cura / Gravura Eletrônica / 2014
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série passagem " / O lado oculto da lua / Gravura Eletrônica / 2014 |
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