Ascese

Simbologia do jogo entre as partes conduz ao intimismo do signo.

Arte Pará 2005- Contemporâneo Museu de Arte do Estado, 2005
[3º Grande Prêmio]



Sendo dados:  1. Placas (Código Ascese)
                     2. Caderno Ascese
             3. Box Satie (A)

A instalação “Ascese” tem como definição um conjunto de idéias expostas em uma sala, onde placas, “Caderno Ascese” e “Box Satie” ambientam um pensamento em prol da paisagem, que pode ser aprendida não apenas em seus aspectos diretos, paisagem esta que é compreendida como núcleo de um lugar absorvido pela experiência em três níveis de percepção: A visual, a tátil e a sonora.


A interpretação da paisagem pode ser feita de maneira geral ou particular. Pode mostrar coletivas, com a paisagem sendo o retrato de um contexto em que está inserida, ou no senso particular, ou seja, como essa paisagem é percebida e o que ela significa para cada um dos indivíduos. Uma leitura da paisagem requer o uso dos sentidos, não se limitando apenas a visão, dependendo também do local onde se encontra o observador. “A coisa vivida não é reconhecida ou construída a partir dos dados dos sentidos, mas se oferece desde o início como o centro de onde estes se irradiam” (PONTY, 2004, p. 130). 

Um dos intuitos de “Ascese” era de tentar promover ao espectador uma interação com idéia de paisagem, através de seus vestígios reconfigurados enquanto obras. As monotipias em “Ascese” figuravam como poesias do dia-a-dia. Recontadas, produziam metáforas poéticas urbanas particulares. O público poderia perceber o sentido de lugar através da interatividade com as obras. Com essa experiência, o indivíduo poderia identificar-se e ter uma nova reflexão sobre o seu próprio lugar.
A cidade, em seus aspectos diretos e indiretos, não revelava, através de seus vestígios, uma reflexão formal de suas parte.
Por meio de sua interação com a obra, o espectador tem a possibilidade de criar outros elos imaginários com a cidade, para além do vínculo artista-obra-estética-galeria-museu-valor, mais sim um mecanismo de reflexão conjunta, sobre um lugar comum. O sentido de percepção da cidade era fruto de uma dialética do exterior e do interior.

A psicologia do espaço é provocada pela interação do individuo com ambiente, que encontra neste contato a fonte de onde emanam os significados que compõem a obra. Reveladas a partir de seus múltiplos pontos de vista, a descoberta de uma intimidade secreta não parece uma tarefa fácil. Entretanto, o jogo mental e íntimo provoca a busca e a descoberta destes pequenos espaços embutidos no indivíduo, constituindo assim o combustível que alimenta o enigma espaço temporal proposto por “Ascese”.

Conforme expliquei anteriormente, “Ascese” aborda a paisagem, que é compreendida como cerne de um lugar absorvido pela experiência em três níveis de percepção: A visual, a tátil e a sonora. Abaixo esboço melhor cada nível isoladamente:
Visual: Uma placa, em síntese, é um objeto emissor de mensagem. Aproprio-me de sua forma para aplicar-lhe minhas pinturas. Estas, por sua vez, quando adquirem a forma de placas, iniciam o jogo que me interessa. O expectador tem a placa como objeto costumeiro, reconhecível através de sua experiência. O que faço é propor um jogo onde o significado, em lugar de anteceder a experiência, ocorre na experiência, já que o conteúdo das placas não induz a lógica, pois seu sistema é abstrato e sua mensagem só pode ser percebida através da subjetividade, da crença.
Tátil: Promovida pelo “Caderno Ascese”, onde uma cadeia linear de acontecimentos (narrativa) é ativada ao se folhear o caderno, compondo uma trajetória espaço temporal.        
Sonora: Provida do “Box Satie”. Repetem-se cinco músicas do músico Erik Satie, selecionadas por minha relação afetiva com as mesmas, preenchendo o espaço da instalação com o som, reforçando assim um ambiente de intimidade.



Experimento inicial

Estudo que conduz ao Ascese, Obra exercício realizado para disciplina de Escultura na Universidade Federal do Pará 2004( obra construída em Parceria do amigo e artista Benilson ) 
fotografia Simone Moura


fotografia Simone Moura 


fotografia Simone Moura 

fotografia Simone Moura 

Modelagem de Benilson - fotografia Simone Moura 
fotografia Simone Moura 







Nenhum comentário: